Ciúmes um vulcão em erupção
O ciúmes possessivo já leva a sua definição no seu próprio nome: e uma sensação pela necessidade de “posse” de algo ou de alguém, e isso traz várias emoções fortes e, muitas vezes e bem, problemáticas. De modo geral ele e um sentimento bem natural já que está ligado a convivências humanas, relacionamentos em geral, porem bem desagradável, ele é um sentimento natural do ser humano, só que, dependendo do caso, pode estar em um nível um tanto exagerado, causando um ciúme patológico, que requer a ajuda terapêutica.
Pensando em tudo isso a origem do ciúmes e uma necessidade de sobrevivência. ser humano ele necessita de cuidados e de segurança para se desenvolver e sobreviver. Então a atenção dos pais ou responsável ela e imprescindível nessa jornada, no recebimento de alimento, cuidados, higiene, calor, contato físico. Quando somos crianças não temos consciência das nossas necessidades, além das respostas físicas sente-se o ciúmes pois a criança tem medo de perder aqueles que nos fornece o necessário a uma sobrevivência. Esse sentimento desencadeia atitudes de luta e de medo. Na medida que crescemos e viramos adultos o ser humano vai se tronando independente. Então, precisamos menos do outro para suprir nossas necessidades básicas de sobrevivência mesmo. Porém, sempre vai haver a necessidade de contato físico e emocional. Assim na medida que os anos vão passando, começamos a ter a percepção de que o ciúme esta somente vinculado ao medo de perder a quem se ama e, quando isso e de uma certa forma manifestado de forma madura, e considerado totalmente natural.
Há pessoas que sentem e manifestam o ciúmes de forma bem doentia e elas acabam sofrendo no extremo, a ponto de que suas atitudes torna-se insuportáveis tanto pra si como para o outro que está envolvido.
Esse ciúmes doentio pode manifestar-se nas relações em diversas fases da vida e por vários causas também. A princípio pode manifestar-se por vários aspectos como: dúvida, baixa autoestima, imaturidade emocional, que e são aspectos emocionais relativos à vida afetiva do indivíduo. Analisando isto o ciumento pode se espalhar pelo medo do abandono, medo da rejeição, da percepção de ausência emocional, de perda de controle e da forma como o casal conversa e enfrenta suas dificuldades do dia a dia.
Características de comportamento do ciúmes doentio:
*O indivíduo tenta controlar os desejos, comportamentos e sentimentos do
companheiro(a);
* Tem um certo nervosismo excessivo de relacionamentos anteriores, o
passado da outra pessoa sempre a incomoda;
*O indivíduo tem muitos questionamentos de controle e opressão;
*Tem vários pensamentos desajustados, e repetitivos de desgosto;
*Reações físicas, como dores pelo corpo, palpitação, dor de cabeça, suor
excessivo e tremor diante de algum pensamento obsessivo;
*Tem várias repetição de comportamento muito parecido como um vício:
dúvidas, desconfianças, chiliques, culpa, carinho, falas como: “eu vou mudar”.
Um indivíduo com esse sentimento ele passa por esse tipo de convívio por
várias causas... algumas delas: a baixa autoestima, submissão emocional, falta
de referência de amor ainda na idade de infância, culpas, emoções as vezes
fantasiosas, uma falta de amor próprio e muito mais.
Como a psicoterapia pode ajudar alguém assim?
O tratamento vai te ajuda a descobrir e desenvolver o autoconhecimento te
dando recursos internos para lidar com as emoções. No decorrer do tratamento a sua autoestima vai se fortalecendo, e te proporciona mais segurança,
valorizando a si mesmo e passa a perceber as situações de maneira mais real, sem que lhe desencadeiem pensamentos, emoções e atitudes extremadas. A terapia ajuda o paciente a entender o funcionamento do cérebro e desenvolver o controle sobre seus pensamentos; e dessa forma consequentemente, sobre suas emoções e atitudes. O ciúmes esta te prejudicando ou prejudicando seus relacionamentos?
Aqui pode ser seu lugar!
O que a vida te tornou não e quem você é. E acredite: a sua real identidade sempre será melhor do que aquilo que sua história te tornou!
Comments